Gráfico de Área
- Marcelo Puentes
- 1 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de mai.
Conhecer os conceitos e aplicações dos Gráficos Área
Assista o vídeo abaixo para ver na prática como gerar e formatar o Gráfico de Área.
COLOCAR VÍDEO
O que é o Gráfico de Área
O Gráficos de Área, é uma das formas de representar dados, através de linhas e áreas preenchidas com objetivo de trazer informações.
Geralmente utilizado para mostrar tendências e variações do comportamento dos dados durante um determinado período de análise, em diferentes categorias.
Tomemos como exemplo de base de dados, a tabela abaixo:
Na coluna Mês temos período de análise.
Na coluna Vendedor, temos os Vendedores, relacionados a cada mês que realizaram vendas.
Na coluna Total de Receitas temos valores que representam as receitas obtidas com a venda em cada mês, por cada vendedor.
Na coluna Num. De Vendas, temos o número total de vendas feitas em cada mês, pode vendedor.
Na coluna Média De Vendas, temos as médias de venda de cada mês, por vendedor.

Agora veremos como esses dados serão distribuídos no gráfico.
No gráfico exemplo, podemos observar que as áreas representam os valores de Total de Receitas analisados no Período. A área mais clara representa a Soma da Receitas no Período, enquanto a área mais escura representa a Receita Média no período.

Através dessa representação gráfica é possível identificar que em alguns momentos as vendas superaram a média, e em outros momentos a média supera as vendas.
Como podemos perceber, o Gráficos de Área é formado, por três eixos, onde:
Eixo X: representa a categoria dos valores apresentados.
Eixo Y: representa a primeira faixa de valores que serão analisados. No exemplo, a Soma do Total de Receitas.
Eixo Y Secundário: Representa a segunda faixa de valores que serão analisados. No exemplo, a Média do Total de Receitas.
No Power BI o visual utilizado para gerar esse gráfico é o Gráficos de Área.
Como construir o Gráficos de Área no Power BI
Para gerar o Gráficos de Área no Power BI, siga os passos abaixo:
1 - Faça download do arquivo Vendas.xlsx (Excel) que servirá como fonte de dados para o gráfico.
2 - Clique sobre o ícone do Power BI instalado na sua máquina.

Importante: Caso não tenha o Power BI in talado na sua máquina, baixe-o através do link abaixo:
3 - Vamos abrir uma instância do Power BI, isto é, acessar o Power BI e criar um novo relatório.
Importante: por ser uma aplicação com atualizações periódicas, a sua tela inicial pode ser diferente da que apresentada nesse artigo.

4 - Faça a importação dos dados do arquivo Vendas.xlsx, clique no botão "Pasta de Trabalho do Excel".

5 - Acesse a pasta onde o arquivo Vendas.xlsx está armazenado na sua máquina, e selecione-o. E clique no botão abrir.

6 - Selecione a base "Vendas", e clique no botão carregar;

Após os dados serem carregados, temos o cenário pronto para gerar o gráfico.

7 - No Power BI, selecione o visual "Gráficos de Área ";

8 - Arraste o campo "Data de Venda" da tabela Vendas para o eixo X;
9 - Arraste o campo "Valor Total" para o eixo Y;
Importante: Observe que o campo Valor Total, após ser colocado no campo eixo Y, aparecerá como "Soma de Valor Total". Isso ocorre porque cada coluna representa, inicialmente, a soma dos valores obtidos com a venda de cada Item.
10 – Arraste o campo “Valor Total” para o eixo Y secundário;
11 – Agregue o campo “Valor Total” por média, no eixo secundário;

Nesse momento o gráfico será gerado. Observe a imagem abaixo.

O Gráficos de Área, no Power BI, apresenta mais dois atributos:
Múltiplos Pequenos
Este atributo, também chamado de "Treliças", cria várias versões do gráfico (visual), dividindo os dados por uma divisão específica.
11 - Arraste o campo UF para o argumento Múltiplos Pequenos.

Observe como fica o Gráficos de Área com o uso do Múltiplos Pequenos:

Dica De Ferramentas
Esse atributo apresenta um "cartão" com os dados das barras, quando passamos o mouse sobre as barras do gráfico.
Por padrão, esse cartão é apresentado independente do uso do atributo Dica De Ferramentas. Veja na imagem abaixo:

O cartão cinza apresenta o nome do Item e o valor da coluna em que mouse está posicionado.
O atributo Dica De Ferramenta permite que sejam incluídos outros dados no cartão.
Para exemplificar, siga o passo abaixo:
12 - Arraste o campo "Valor Total" para o atributo Dica de Ferramentas.
13 - Agregue o Valor Total por Contagem.

Observe que agora o cartão apresenta dois valores: Soma de Valor Total, e Média de Valor Total e Contagem de Valor Total.

No vídeo localizado no início desse artigo, montamos o gráfico passo-a-passo e mostramos com formatar o gráfico.
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Grande abraço.
Até o próximo artigo.







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